terça-feira, 27 de outubro de 2009
“É o amor”, de Zezé Di Camargo & Luciano, volta a ser tema de propaganda da Sazon
terça-feira, 27 de outubro de 2009
É o Amor, sucesso da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, volta a dar o tom de uma campanha do tempero Sazón, que integra o portfólio da Ajinomoto. Criado pela Dentsu, o filme, cuja estreia está prevista o domingo, 18, no intervalo do Fantástico, é o resgate de uma estratégia que deu certo. Segundo Felipe Cama, diretor executivo de criação da agência, foi detectado por meio de uma pesquisa com consumidores da marca que até hoje Sazón é associado ao conceito "É o amor", que a marca havia deixado de utilizar há mais de uma década.
A retomada procura ressaltar a associação do produto com valores como carinho, afeto e família. Renata Kasahara, coordenadora de marketing da Sazón, afirma que a proposta de falar de amor é o principal vínculo da empresa com os consumidores. "A marca foi construída em cima desse valor, explorando, principalmente, o papel feminino na cozinha, como aquela que prepara todos os pratos com grande carinho", conta.
Renata argumenta que o histórico de campanhas da marca traduz isso, pois desde 1992 o tema aparece nas peças publicitárias. O auge desse processo aconteceu entre 1996 e 1997, quando Zezé Di Camargo e Luciano participaram pela primeira vez do projeto, com a música-tema.
Além do hit, a dupla volta à cena. De acordo com Renata, o objetivo com o retorno dos irmãos como estrelas da campanha é fortalecer a relação de amor e confiança com o consumidor. Por sinal, a participação dos músicos na campanha também foi lembrada pelo público na pesquisa. "E olha que ela foi veiculada pela última vez há mais de dez anos", reforça Felipe Cama.
Outra meta da estratégia, como aponta a coordenadora de marketing, é aumentar o valor de marca, aproximando-a do público, e conquistar novos consumidores. Segundo Renata, a marca, lançada em 1988, tem larga vantagem em relação a seus principais concorrentes - Maggi (Knorr), Kitano (Unilever) e Arisco. Do volume de compras entre essas marcas, ela detém 80% desse total.
Felipe Cama traz outro argumento para a escolha dos cantores como garotos-propaganda: o sucesso de público do filme Dois Filhos de Francisco, que contou um pouco da vida da dupla, trazendo também o ambiente de afeto que rondava a família.
No novo comercial, Zezé e Luciano terão a companhia de seus pais, Dona Helena e seu Francisco. A história se desenvolve dentro de casa, durante um almoço, com a dupla tentando achar a melhor melodia para o refrão do hit. Sem conseguir, chateados, eles vão para mesa comer com os pais. Embalados pelo tempero da comida, encontram o tom que procuravam. Justamente o "É o amor".
Um dos destaques da campanha fica pela direção de Breno Silveira, também diretor do longa-metragem "Dois filhos de Francisco". Sua proximidade com a família Camargo, por ter convivido com ela durante a produção cinematográfica, pesou na escolha de seu nome para conduzir o novo projeto.
Fora o conceito, Renata enfatiza que o filme não tem ligação com o comercial do passado. "O único aspecto que permanece é a forte relação familiar existente." Naquela vez, a campanha mostrava os irmãos observando o preparo de um prato saboroso, feito por uma mulher que representava a mãe de uma família.
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