sexta-feira, 19 de março de 2010

Patricia Spinola e a formação de assessores de imprensa "completos"

sexta-feira, 19 de março de 2010



"Minha história na comunicação começou quando eu tinha 16 anos e trabalhava em uma rádio, em Niterói (RJ). Por conta disso, em 1992 fui convidada para um evento na Espanha, ligado à cultura. No pavilhão brasileiro, tive contato com os grandes nomes da nossa música, casos de Tom Jobim e Djavan, entre outros. Fiz vários contatos nesse evento e, depois de um tempo, fui trabalhar como radialista em Portugal.

Paralelamente, comecei a fazer produção e divulgação de shows dos artistas brasileiros que se apresentavam por lá. Fiquei três anos fazendo esse trabalho até que em 1995 voltei ao Brasil para continuar trabalhando como radialista.

E foi no rádio que, em 1998, conheci a alta cúpula da antiga Virgin. O Rick Bonadio acabou me contratando para fazer assessoria de imprensa para a major. No ano seguinte, passei a assessorar Chitãozinho e Xororó, função que desempenhei por três anos. Então montei a minha própria assessoria e prestei serviços para vários nomes, como o Grupo Tradição, o cantor Daniel e a dupla Rionegro & Solimões.

No decorrer desse anos, reparei que o mercado de comunicação precisava de um profissional completo, que tenha todas as qualidades para passar as direções corretas a um artista assessorado. Foi então que passei a dar cursos de assessoria de imprensa. A primeira turma foi de oito alunos. Os melhores eu chamei pra trabalhar comigo. Esse curso fez tanto sucesso que firmei uma parceria com a faculdade Anhembi Morumbi e minha segunda turma teve 45 alunos. Minha próxima turma começa no dia 10 de abril, na Vila Mariana, em São Paulo (próximo ao Metrô Vila Mariana). É gratificante formar bons profissionais nesse ramo."



www.twitter.com/patriciaspinola


Patricia Spinola é jornalista, diretora de marketing, produtora executiva e ministra cursos para quem quer trabalhar na área de comunicação musical. (Depoimento concedido ao repórter Gustavo Godinho)


Fonte: http://www.sucessoemailing.com.br/notas/noticias/opiniao001.htm


Com grande satisfação que público essa matéria da revista  Sucesso Emailing, pois, tive o prazer e a sorte de ter sido aluna de Patrícia Spinolla.


O mercado da música está carente de profissionais preparados para atuar com artistas da música, e essa profissional competente tem o dom de preparar tais profissionais!


Suas aulas são extremamente divertidas, dinâmicas  e sérias!


Ela consegue expôr de maneira clara como atuar com seriedade e profissionalismo, mantendo a conduta de bons relacionamentos!

Para quem não conhece indico abaixo segue informações sobre o curso:

Curso Assessoria de Comunicação Musical


Patricia Spínola, jornalista responsável pela divulgação da carreira de diversos artistas da música, ministra curso de assessoria de comunicação para os que desejam trabalhar no mercado musical.

Uma nova turma do Curso de Assessoria de Comunicação Musical acontecerá em abril próximo ao Metro Vila Madalena em SP.

Serão dois sábados (dias 10/04 e 17/04) das 8h às 18h, num total de 20h, no qual os alunos vão conhecer casos reais e discutir a atuação deste profissional da comunicação.

A proposta do curso é mostrar a importância da profissão de Assessor de Comunicação Musical, suas características, transmitir os conceitos e preparar os profissionais e estudantes de comunicação que queiram trabalhar ao lado dos artistas da música.

Existe um crescente mercado para esse tipo de atividade, em função da valorização da visibilidade do artista na mídia e do crescimento da produção cultural. Um exemplo disso é dado pela produção musical independente, na qual o artista necessita cada vez mais dos serviços de empresas e profissionais da área de comunicação para a realização de atividades que eram feitas tradicionalmente pelas gravadoras.

É extremamente importante para os profissionais da área e para os que pretendem trabalhar com esse tipo de assessoria entenderem as especificidades de um projeto de comunicação para divulgar a imagem de um artista e seus diferentes produtos.

No curso o aluno vai discutir conceitos gerais da atividade, relação do assessor com o cliente e com os veículos de comunicação, conhecer o perfil dos principais meios de comunicação, como montar equipes de divulgação, elaborar planejamentos de comunicação e gestão de contatos. As ferramentas mais utilizadas e as atividades que compõem o dia-a-dia do profissional. Conhecer um pouco da história da profissão, o mercado da fama e do entretenimento. A importância das redes sociais na divulgação da imagem e popularidade de um artistas.

Diferente da maioria dos cursos de assessoria com foco em comunicação empresarial, este trabalha especificamente com a divulgação e todo o projeto de comunicação de artistas da música.

Professora:

Patricia Spínola é jornalista. Atua desde 1992 na área de Comunicação, em rádio, assessoria de imprensa, direção de carreira artística e marketing. Apresentou e participou de programas de rádio e TV no Brasil e em Portugal. Trabalhou com artistas brasileiros na Espanha e em Portugal. Foi supervisora de comunicação da gravadora Virgin e trabalha desde 1999 como assessora de comunicação de artistas como o cantor Daniel, Grupo Tradição, Duda Monteiro, Leandro Lehart, Rionegro e Solimões, Zé Henrique e Gabriel, entre outros. Gerenciou de 1999 até Janeiro de 2009 todo o departamento de comunicação da dupla Chitãozinho e Xororó. Criou no final de 2008 o Curso de Assessoria de Comunicação Musical.

Sobre O Curso:

Local: Rua Cristóvão de Burgos, 52 - Vila Madalena - SP (Ao lado da estação de Metrô Vila Madalena)

Datas: Turma sábado: Dias 10/04 e 17/04 das 8h às 18h

Carga Horária: 20 horas/a

Valor do curso: R$ 440,00


Pode dividir em duas vezes de 220,00 reais

Ou pagar a vista até o dia 25/03: 390 reais

As inscrições são confirmadas assim que identificar o depósito bancário e receber o comprovante junto com a ficha de inscrição!

Para dados bancários, ficha de inscrição, informações e dúvidas enviar e-mail para cursos@psgm.com.br


Todos os alunos com mais de 75% de presença nas aulas receberão certificado de participação no curso.


Drika Coelho
DC Divulgação e Comunicação Artistica












0 comentários:

 
DC - Divulgação e Comunicação ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates