quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Turismo na Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos

quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Barretos é um município brasileiro do estado de São Paulo localizado na região de Ribeirão Preto. Sua população estimada em 2009 era de 113.618 habitantes, em uma área de 1.563,6 km².


Clique aqui e veja o mapa no google maps.

Mas isso tudo é mera formalidade… O importante mesmo é que a referida cidade é palco da maior Festa do Peão de Boiadeiro da América Latina. O tal evento é conhecido popularmente pelo apelido carinhoso de Barretão.

Os primórdios da cidade

Em 1831, Francisco Barreto e Antônio Barreto, juntamente com suas famílias, chegaram à região, apossando-se de grandes extensões de terras, onde organizaram suas fazendas (Fazendas Fortaleza, Monte Alegre e Posse Seca).

Em 1854, os descendentes destes pioneiros assinaram o título de doação de 82 alqueires ao “Divino Espírito Santo” e as primeiras casas de sapé começaram a surgir ao redor da capela erguida no local (Capela do Espírito Santo de Barretos).

Daí para a criação da Festa do Peão de Barretos foi um pulo…

A Festa do Peão

A cidade paulista é sede da mundialmente famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretose, reconhecida como uma das maiores festas de rodeio do mundo, organizada e promovida tradicionalmente pelo Clube Os Independentes de Barretos. A festa atrai em torno de um milhão de turistas anualmente para Barretos.

A fama internacional da festa abriu novos caminhos para o turismo na cidade, como a construção de um grande parque aquático, considerado o maior empreendimento de águas termais do estado de São Paulo.


No rodeio profissional, a festa do peão reúne conpetidores de todo o mundo em diversas modalidades, como rodeio em touros, cutiano, sela americana, team penning, bulldog, três tambores. Confira aqui a lista completa das modalidades do rodeio da festa de barretos.

Programação

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece anualmente no mês de agosto. Neste ano, a data precisa é de 19 a 29 de agosto de 2010.

Os shows ficam por conta das maiores duplas sertanejas do Brasil, como Zé Henrique & Gabriel, Fernando & Sorocaba, Luan Santana, Eduardo Costa, Jorge & Mateus, Marcos & Beluti… E a lista é interminavel… Aqui você confere a programação completa da festa.

Esse ano a grande atração fica por conta da cantora Mariah Carey, que dará o ar da graça no segundo dia de festa, 21 de agosto.

Gostou? Resolveu curtir a festa do peão esse ano? Pois o parque do peão em Barretos conta com uma estrutura completa, como área de Camping, praça de alimentação, estacionamento, feira de negócios… Confira o mapa do parque aqui.

Hospital do Cancer de Barretos

Mas barretos não é só festa. O Hospital de Câncer de Barretos ou Fundação Pio XII, atende pessoas com câncer de todo o Brasil. Vários artistas sertanejos e de outros estilos fazem shows com renda revertida em doações para o hospital. Hoje o hospital realiza em média 2800 atendimentos por dia, sendo que 100% dos atendimentos são via SUS.

O hospital possui um novo centro de prevenção contra o câncer de mama com 2,5 mil metros quadrados que podem atender 11 mil mulheres por mês. O novo centro faz parte de um projeto maior: o Instituto de Referência para Prevenção de Câncer Ivete Sangalo, um espaço de 7,2 mil metros quadrados voltado para outros tipos de câncer além do de mama, como o de colo uterino, próstata, digestivo, boca e pele, inaugurado dentro da instituição em fevereiro desse ano.

O Hospital de Câncer de Barretos é um dos mais conceituados no atendimento de pessoas com câncer de todo o mundo.

Fonte: Sertanejada.com

0 comentários:

 
DC - Divulgação e Comunicação ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates